A importância dos Copos

A IMPORTÂNCIA DOS COPOS

Será que apenas é importante o vinho que bebemos, deixando para segundo plano, onde o bebemos?
Os copos poderão ter tanta influência para uma melhor apreciação do vinho?

Um vinho pode ser um dos melhores. Encontramo-nos expectantes em relação ao que podemos vir a encontrar. Damos o primeiro gole e …desilusão. Será do vinho? Talvez não. Provavelmente o copo não foi o indicado.
Quando se trata de uma bebida tão rica de subtilezas, o papel dos copos é deveras importante. Revelam as nuances de cor e de aromas, ajudando a conduzir o paladar do bebedor, auxiliando a descoberta das melhores características. Poderá até parecer estranho, pois nunca pensamos nisso, mas o copo assume uma relevância extremamente vincada na prova de vinhos.

“ Os copos funcionam para um vinho como um bom sistema de som funciona para um cantor. Um microfone de acústica deficiente podem atrapalhar até um grande cantor lírico, do mesmo modo que um recipiente inadequado não traduz a percepção máxima de um vinho” segundo Bolonhez, director da divisão de vinhos da empresa mundial de copos Riedel.

Desde 1950, que por intermédio de Claus Josef Riedel, se tenta produzir o melhor copo. Desenvolveu-se o primeiro tendo por base o formato de um ovo. A ideia é criar uma espécie de câmara na qual os aromas desprendidos do vinho se concentrem.
O estudo para a criação de cada copo é feito a partir do mapa dos tipos de papilas gustativas na língua humana, doce na ponta, salgado perto d ponta, azedo nas laterais e o amargo na região próxima da base. A partir deste estudo fisiológico do sabor e do facto que a primeira impressão gustativa é predominante, os mestres cristaleiros criaram copos que ao levar o liquido à boca eram capazes de reduzir algumas notas amargas ou por outro lado realçar o doce da fruta.

Os copos são por isso um grande amigo para o vinho e acima de tudo para quem o vai beber.
Apesar que os copos estão designados para vinhos brancos, tintos, podemos no entanto adapta-los mediante o vinho que temos.
Porque não num copo grande de vinho tinto, beber um vinho branco, que à partida sabemos que é rico ao nível dos aromas realçando por isso toda a sua riqueza?
Tente sempre beber o vinho em copos adequados que se encontram à venda nas garrafeiras da especialidade.
Com certeza vai tirar um melhor partido do vinho e da sua refeição!!!

Tente se possivel adquirir 6 copos de cada tipo, por exemplo:
Copo mais fechado, tipo Riesling ou Sauvignon da Riedel
Copo mais aberto e comprido, tipo Cabernet ou syrah da Riedel
Copo mais aberto com corpo arrendondado, tipo Chardonnay riedel.

www.riedel.com

Comentários

Mensagens populares