Concurso Mundial de Sommeliers


Por infelicidade de um amigo, fui representar Portugal ao concurso de Sommeliers que ocorreu no Chile nos dias 11 até 17 de Abril.

Recebi a noticia com alguma apreensão, contente claro, mas triste por ter sido de uma maneira diferente. Caro Bruno as melhoras.

Antes de Continuar quero agradecer à Associação de Escanções pelo apoio. Ao Sr. Miranda e Sr.Santos Mota, optimas companhias e grandes conhecedores de vinhos.

Em relação à viagem e concurso propriamente dito, devo dizer que me senti um pouco nervoso, pois sentia que não estava preparado e para mim isso tira-me do sério. Gosto de jogar pelo seguro e fazer um exame sem estudar é complicado. Mas aceitei e ...

Chegamos no Sabado. Domingo uma visia a Montes e Clos Apalta. Grandes vinhos, grande recepção e acima de tudo um bom convívio. Provamos vinhos excelentes, até um de 201o acabado de ser produzido.

A preparação teórica, se pudermos falar assim, decorreu nos trajectos entre vinicolas. Mas apenas para relembrar alguma coisa, pois estudar em cima o joelho vale o que vale.


No dia do exame, não posso deixar de referir que estava um pouco apreensivo, nervoso e cai na realidade que estava a representar um país cheio de tradições vinicas.. e agora? como faço? Tentei acima de tudo estar calmo e pensar que estava lá para crescer como homem, aprender o máximo e tentar retirar algo de positivo, como me aconselhou o mestre João Pires. Foi o que fiz..

O exame escrito foi muito dificil, apesar de pouco estudo, mas acho que com estudo também era difícil. Estamos a falar dos melhores do mundo...

A avaliação prática, degustação e dizer as bebidas que se apresentavam foram mais fáceis.

A parte prática, depois do almoço, foi um serviço de vinhos em que o vinho era servido em cesto. 2 minutos e meio para o serviço. Quase consegui acabar... poucos conseguiram...


Em relação aos exames foi isto que aconteceu.

Nos outros dias, foram passados a visitar adegas e a provar vinhos.

Obrigado pelo apoio que me transmitiram.

Obrigado ao Prof.Mário Louro que me abriu as portas e acreditou em mim.

Ao João Pires, pois os seus ensinamentos fizeram-me crescer e o seu apoio é grandioso.

Obrigado à Asociação de Escanções. Apesar de não estar muito presente, vou tentar dar um apoio mais visível e presente.


Comentários

Marco Alexandre disse…
Boa noite Rodolfo.

É essa humildade que faz de ti um excelente profissional.

Todos temos e devemos aprender com essa bonita maneira de estar na vida.

Abraço,

Marco Alexandre

Mensagens populares