Continuação - Estágio CAPITAL HOTEL -

Continuando a descrever o estágio efectuado, vou entrar na parte que me diz respeito, isto é, como eu vivi o estágio.
No início foi dificil, pois tive acesso a muita informação em pouco tempo, saber onde estavam os vinhos e os standards necessários para o serviço a efectura. Questões que já estava á espera que iriam acontecer, devido ao nível elevado que o João coloca naquilo que faz. Custou só os primeiros dias...e depois correu bem, muito por culpa do Fabien e Audrey que me ajudaram muito.
Devo descrever um episódio que ocorreu numa noite de trabalho. Fiquei sozinho na sala com o João, penso que no 3º dia.. A sala nem estava cheia, mas houve muitos menus degustação. Para cada prato um vinho e seu respectivo copo. Para mim foi duro, pois não estava habituado ao serviço e também falta de prática, pois estava destreinado. Mas foi muito bom. O João não parou de me alertar que estava lento, que tinha de ser mais rápido.. e eu sempre mais rápido, mas por vezes perdido na escolha de copos e sequência de serviço. Foram 14 menus de degustação numa noite (atenção não é nada de muito, num dia normal de trabalho para a equipa do João), mas para mim foi complicado. Ainda bem, pois tive a noção como é um serviço num 2 estrelas Michelin. Tirando esse dia que foi o mais complicado, mas que correu bem, os outros foram menos complicados. Foi uma experiência muito gratificante. Pode provar dos melhores vinhos do mundo, ter acesso a informação que não tinha.

Quem quer seguir o mundo dos vinhos, deve sempre fazer o máximo de estágios possíveis para entender a realidade mundial do sommelier.

Comentários

Mensagens populares