SENHORES DO VINHO



  • Os senhores do vinho encontram-se divididos de acordo com a sua importância, saber e o que fornecem ao vinho.

    Enólogo
    Enófilo
    Sommellier / Escanção
    Provador

    Cada um fornece ao vinho algum saber e acima de tudo uma comparticipação elevada de fomentar o consumo do vinho e acima de tudo para alguns de criar ou elaborar bons vinhos e também não deixar que se encontrem vinhos maus. Estamos a referir-nos ao enólogo e provador. Por outro lado o sommellier tem importância na maneira como aconselha e o enófilo tem apenas a responsabilidade de ter prazer em bebe-lo e ser parte muito importante do trabalho feito por todos aqueles que proporcionaram a chegada do vinho à mesa.

    Enólogo
    Pessoa responsável pela elaboração do vinho, desde a vinha até passando pelas fases de produção e acabando na comercialização do vinho. É ele que tem responsabilidades em elaborar um bom vinho.
    Deve por isso cuidar e manter os níveis elevados de precaução na vinha. É na vinha que se fazem os grandes vinhos e também todos os vinhos.
    Uma vinha cuidada faz bom que na adega não se escalpelize o produto bruto com demasiados produtos.
    O enólogo é pois a pessoa mais responsável, pois tem que tentar produzir um bom vinho e deverá estar sempre atento á sua evolução mesmo quando o vinho se encontre na prateleira de um supermercado ou nas caves de um restaurante.

    Enófilo
    Pessoa amante de vinhos, que tenta descobrir com prazer o néctar dos deuses.
    Para o vinho e atendendo que tem papel importante na parte final do vinho, isto é, quem o vai consumir.
    É aquele que tenta provar de uma forma empírica, de acordo com os seus gostos e também de acordo com as suas experiências anteriores no contacto com o vinho. Enófilo compra livros da especialidade e interessa-se pelos vinhos de uma forma apenas de gostar e de prazer.
    É uma pessoa importante.


    Sommelier / Escanção
    É o profissional de vinhos, quem tem a responsabilidade de gerir e organizar uma carta de vinhos, servir os vinhos e aconselhar os mesmos aos clientes.
    É uma pessoa de extrema importância num restaurante, pois é ele que deve aconselhar os vinhos aos clientes, tentar harmonizar vinho e comida e tentar que a sua carta de vinhos tenha um leque de opções diversos para conseguir fazer face aos gostos dos clientes.
    Apesar desta profissão ter andado um pouco esquecida por parte dos restaurantes, não sabendo o porquê, pensamos que cada vez mais um sommelier é importante para que, acima de tudo, faça a ponte entre e combine com a cozinha e também de fornecer uma refeição muito mais agradável.

    Provador
    Pessoa responsável a nível técnico nas câmaras de provadores no sentido de classificar os vinhos de acordo com as suas qualidades e também de determinar se tem condições de passar para o consumidor ou não.
    Vai aferir e colocar parâmetros de prova para designar os vinhos de cada região.
    Não esquecer que cada região tem os seus provadores, que muitas vezes são enólogos e já existe nalguns casos sommeliers.
    São também importantes para aferir da qualidade dos vinhos que passa para o consumidor. Muitas vezes a diferença de região para região passa muito pelo designativo de qualidade de cada Comissão Vinícola.


Comentários

Mensagens populares